Análise Técnica: Projeção de Fibbonacci no Ibovespa (Mensal e Semanal) — republished
Nas duas imagens temos uma projeção de Fibonacci no gráfico mensal do índice Ibovespa, onde, por questão de proporção de tela, tive que dividir em duas partes para poder tirar o print screen. Com auxílio das médias móveis e da própria fibbo, podemos inferir várias coisas desse gráfico, mas, a princípio, só irei falar da questão da projeção.
Na imagem de cima temos o começo da projeção que foi a partir da forte queda que tivemos em 2008, a famosa crise internacional precipitada pela falência do tradicional banco de investimento Lehman Brothers, onde caiu quase 60%, projetando, assim, da perna de baixa até o seu topo anterior. O primeiro alvo da fibbo é de 61%, o qual já foi rompido, sendo projetado para o segundo alvo de 50%. Agora olhando a imagem de baixo, podemos observar que a projeção bateu certinha com o último topo que foi deixado no gráfico, mostrando, assim, um forte sinal de resistência e a perda de força do mercado após anos de forte alta.
A segunda projeção de fibbo que foi feita, foi a partir da forte queda que se teve em maio de 2018 a junho de 2018, não tão forte quanto a queda de 2008, apenas 20%, mas tendo sido a primeira (e única) grande queda após o Bull Market começado em 2016. A projeção foi feita igual a primeira, a partir da perna de baixa, foi projetada para o topo anterior, atingindo, novamente, o 100% no último topo que foi deixado, porém dessa vez indo até a última projeção de 32%, mostrando o máximo limite.
Conclusão que chego é que, mesmo com a forte tendência para o crescimento Brasileiro ao médio e longo prazo, teremos que ter uma certa cautela após olhar esse gráfico. Correções que tivemos em 2018 pode está perto, ou talvez ainda pior.